Educação Infantil

Brincar faz parte do desenvolvimento da criança. A criança brinca para entender o mundo, para expressar-se e, principalmente, para socializar-se.
A Escola Nova Era valoriza muito a brincadeira e acredita que o aprender e o brincar devem caminhar juntos.
Na Educação Infantil a criança começa a perceber o sistema de escrita, a diferenciar números de letras e de outros símbolos, é capaz de reconhecer e traçar as letras do próprio nome e do nome das pessoas mais próximas e até fazer tentativas de escrita.
A criança na Educação Infantil da Escola Nova Era já é inserida no processo de aquisição da leitura e da escrita, porém é introduzida nesse mundo letrado naturalmente, e aos poucos vai se interessando por ele.
A criança na Educação Infantil brinca de ler e escrever, o que é muito divertido e prazeroso.
- Infantil II : Alunos que completam 02 anos durante o ano letivo
- Infantil III: Alunos que completam 03 anos durante o ano letivo
- Infantil IV: Alunos que completam 04 anos durante o ano letivo
- Infantil V: Alunos que completam 05 anos durante o ano letivo

ADAPTANDO SEU FILHO NA ESCOLA
A Escola Nova Era está pronta para receber o seu filho e terá imenso orgulho em poder participar da educação dele. O início da vida escolar da criança é um momento de muita alegria tanto para a criança quanto para os pais, que por vezes sentem-se apreensivos, pois para muitos é a primeira vez que delegam os cuidados de seu filho a outras pessoas. É muito importante os pais estarem seguros da decisão de colocar seus filhos na escola, sabendo que trará muitas oportunidades de desenvolvimento em todos os aspectos e, com certeza, a experiência será muito positiva. Porém algumas vezes, os primeiros dias (dias de adaptação) necessitam de alguns cuidados especiais, de acordo com o comportamento de cada criança. Então, listamos algumas experiências para que os pais e familiares saibam o que pode acontecer nestes primeiros dias na escola, não apenas com o seu filho. Estando preparados para lidar com estas situações, tudo será mais fácil.

COMO OS PAIS DEVEM PROCEDER COMO A ESCOLA PROCEDERÁ
Entregar a criança no portão da escola com naturalidade, sem se despedir muitas vezes. Apenas falar que a mamãe ou o papai já volta. Se chorar um pouquinho, não dar importância. Sair com segurança, que a criança está em boas mãos . Receberá a criança com muito entusiasmo, amor, carinho e atenção. Caso a criança chore as professoras são treinadas para acalmá-la. Porém se resistir em se acalmar, a Escola entrará em contato com os pais solicitando para vir buscá-lo mais cedo. Não são todas as crianças que choram na fase de adaptação, porém o choro nestes dias é natural, pois o ambiente é novo.
Os pais devem ter paciência e ao mesmo tempo ser persistentes, pois nos primeiros dias de aula é normal a criança demonstrar estranheza com a nova situação. Por vezes algumas crianças ficam mais manhosas. Introduzirá aos poucos as novas regras e rotinas escolares, de forma que a criança se adapte com tranqüilidade. A criança por vezes pode reagir, recusando-se as mudanças que está vivenciando. É natural recusar as mudanças. Passa logo.
Os pais podem permitir que a criança pequena traga para a escola: chupeta, cheirinhos, cobertas, etc. Estes pertences podem dar mais segurança e ajudar a acalmar a criança. Convidará a criança a participar das atividades propostas, tomando gosto pelos materiais e brinquedos dispostos nas salas de aula e em breve, se desapegará dos seus pertences.
Os pais devem sempre demonstrar para a criança a confiança que possuem na Escola, incentivando-as sempre a ir para a Escola, não permitir faltar por motivos banais. Por vezes, se a criança chorar, persista! Levá-la de volta para casa quando eventualmente chorar, só atrapalhará o período de adaptação, fazendo com que a criança repita o choro para ir embora. Demonstrará para a criança muito amor, carinho e atenção, de forma que a criança se sentirá amparada, protegida e amada, mesmo fora do seu lar. Em breve, a criança se sentirá mais segura e confortável com a nova situação.

DICAS QUE PODEM AJUDAR NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO:

1. Tratá-la sempre com muito amor. A criança deve entender que vir para a escola é um ato de amor dos pais, que não está sendo deixada na escola, mas sim porque os pais a amam e sabem que ir para escola lhe fará muito bem. Incentivo e persistência dos pais não podem faltar;

2. Deixar a criança no portão da escola naturalmente, preferencialmente conduzida pela mão, evitando que se agarre no colo de quem a estiver trazendo e sem despedir-se demasiadamente;

3. Falar a verdade para a criança, sem muitas explicações. Eles compreendem e sentem a segurança que é transmitida pelos pais;

4. Se os pais se sentirem um pouco inseguros em relação ao comportamento do seu filho, poderão acompanhar este início, se desejarem, através de vídeo na Secretaria da Escola (sem que a criança perceba). O ideal é que os pais não permaneçam nas salas de aula ou nos espaços destinados às crianças;

5. Acredite: a criança não permanecerá chorando por muito tempo. Nossas professoras saberão como acalmá-la e logo estará brincando e se divertindo com os coleguinhas.

6. Se necessário entraremos em contato através dos telefones para que os pais possam vir buscar seu filho mais cedo.

SUCESSO! Vencidas estas etapas da adaptação, você só sentirá orgulho e alegria em ver o(a) seu(ua) filho(a) chamando os colegas pelo nome, cantando e coreografando as músicas que aprendeu, brincando de professor(a) até mesmo quando está em casa. Ele(a) estará efetivamente pronto para ingressar na vida escolar e a família dirá: VALEU A PENA!

Ensino Fundamental

1º AO 5º ANO

1º ano (Conforme a LDB 9394/96 ) 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos: alunos que completam 6 anos durante o ano letivo.

No Ensino Fundamental da Escola Nova Era, algumas características de aprendizado são inseridas no dia a dia escolar, como por exemplo: a pesquisa, a investigação e a descoberta. Estas características contribuem para a formação de crianças críticas, pensantes e criativas e este é o nosso objetivo.

As crianças de hoje precisam interagir para aprender. Por isso a Escola Nova Era proporciona muitos momentos de interação, através de jogos, debates, livros e tecnologia.

As salas de aulas possuem um computador, de uso coletivo, para que a turma utilize a tecnologia a favor da aprendizagem.

O material didático que utilizamos - Positivo proporciona aos nossos estudantes o acesso a um dos maiores portais de pesquisa: O Portal Positivo. Neste portal podem-se encontrar jogos educativos, campo para pesquisas escolares e livros digitais.

As crianças embarcam em uma viagem pelo conhecimento!